Educação e transformação social

Valdir Ferreira

R$ 35,00

Valdir Ferreira nasceu em São Paulo, capital e morou em Osasco dos 11 até 22 anos, voltando em seguida para São Paulo. Estudou no Colégio Estadual Antonio Raposo Tavares em Osasco. Estudou três anos de engenharia na escola Politécnica de São Paulo, realizando posteriormente os cursos de licenciatura e bacharelado em Física na Universidade de São Paulo. Durante este período fez todas as matérias do curso de Filosofia da U.S.P. como optativas. Após alguns anos fez uma especialização no curso de pós -graduação de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica. Alguns anos mais tornou-se mestre em educação pela Universidade Nove de Julho, escrevendo a dissertação de mestrado que estamos publicando neste livro. Esta trajetória acadêmica diversificada revelava o seu espírito inquieto e curioso com os mistérios do universo, da vida, do homem e da sociedade.
Por alguns anos foi professor em cursos pré-vestibular e colégios como o Waldorf (antroposófico). Participou ativamente do movimento estudantil que enfrentava a ditadura militar de 1964 chegando a militar na VPR-PALMARES: um dos grupos clandestinos que resistiram a ditadura e que acabaram tendo muitos militantes torturados e assassinados. Participou ativamente da marcante greve dos operários em Osasco, primeiro movimento organizado pelos trabalhadores em protesto contra o governo ditatorial, e que teve um papel importante e pioneiro na trilha pela redemocratização do país.
Filiou-se posteriormente ao MDB e PMDB, aonde passa a atuar como importante quadro político e voz respeitada entre os intelectuais do partido. Ocupou cargos importantes na Emplasa (Empresa de Planejamento da Grande São Paulo), Secretaria Estadual de Transportes, Sabesp(Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo) e como sub -prefeito da Capela do Socorro, região da zona sul da capital com setecentos e cinquenta mil habitantes.
Na sua dissertação de mestrado apresentada nesta publicação procura dar sequência a sua trajetória em um processo de reflexão sobre o papel que a escola poderia ter no sentido de criar um mundo melhor e mais justo.
.Absorvendo ensinamentos de Paulo Freire, Gramsci, Giuseppe Vaca, István Mészáros e outros autores, Valdir elaborou esta dissertação que acredito ser leitura obrigatória a todos que atuam no meio educacional com uma efetiva preocupação de transformação social.
Com seus conhecimentos de Física, Valdir ainda fundou a empresa Luminae, junto com o filho, que hoje é líder no mercado de energia sustentável de iluminação.
VAlDIR FERREIRA foi casado com Beth Ferreira, com quem teve  dois filhos: André e Clarissa . Atualmente vive com Adriana Cortez.

Livro completo em PDF

Comments are closed.