Educação profissional: crise e precarização

Deribaldo Santos

R$ 20,00

“Educação Profissional: crise e precarização” de Deribaldo Santos é fruto de uma longa trajetória de pesquisa no campo da relação trabalho-educação, em especial da educação profissionalizante. Manejando com habilidade categorias fundamentais do marxismo para desvendar as mudanças no complexo educativo, Santos no traz os principais determinantes das mudanças da educação profissional na fase “neoliberal-globalizante” do capitalismo.
Ao mesmo tempo sintético e denso este Livro de Bolso do Professor Deribaldo Santos nos mostra como a agenda da educação profissional muda nas diferentes fases do capitalismo, acentuando cada vez mais a dualidade educacional. Ele observa os limites bem como as contradições do ensino médio integrado proposto pelo lulismo, onde o decreto de 2004 cria uma espécie de “pode tudo” na integração e também gera uma integração precarizada, à medida que não são destinados recursos financeiros e pedagógicos para a mesma.
Igualmente importante é a recuperação da proposta de Marx tendo em vista a construção da educação para além do capital e a potência da formação omnilateral, que poderá levar ao desenvolvimento completo e multilateral dos seres humanos.

HENRIQUE TAHAN NOVAES
UNESP – MARÍLIA

Comments are closed.