Paul Singer: democracia, economia e autogestão

Aline dos Santos e Claudio Nascimento

R$ 35,00

Paul Singer foi, sem dúvida, o principal expoente de um conjunto de intelectuais militantes que acreditam na possibilidade da sociedade justa e solidária a partir da ação coletiva, da democracia, da autogestão, da diversidade cultural e política, da territorialidade, da solidariedade e da felicidade.
Paul Singer é referência para todos nós e, por tudo que Singer representa, é que seguiremos seu legado e manteremos suas teorias, suas utopias e sua memória vivas.
Este livro reflete a história de Paul Singer contada por dois interlocutores que em determinados momentos de suas vidas tiveram o privilégio da convivência e do aprendizado com Singer e, portanto, os textos foram construídos com grande cumplicidade e emoção.

Aline Mendonça dos Santos é doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas, onde coordena o Grupo de Pesquisa “Emancipação: trabalho, saberes, outras economias, movimentos sociais e democracia”, e pesquisadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES – UC) onde integra a equipe de Boaventura de Sousa Santos no projeto “ALICE – Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo” e é membro do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (ECOSOL CES). Também compõe o Grupo de Pesquisa sobre Economia Solidária da UNISINOS (ECOSOL UNISINOS) e o Laboratório de Políticas Públicas (LPP/ UERJ). Tem experiência nas áreas de Sociologia e Serviço Social atuando principalmente nos temas Estado e sociedade; movimentos sociais e economia solidária.

Cláudio Nascimento é educador popular, com trabalhos no CEDAC, equipe nacional da CUT, diretor de formação do Instituto Cajamar. Fez estágio sobre formação sindical na CFDT – França. Educador na CUT-RJ. Educador no Projeto Economia Popular e Solidária do Governo Olívio Dutra-RS. Coordenador Projeto “Aliança Mundo Solidário”(PACS). Coordenador geral de educação na Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES; membro da Equipe pedagógica nacional da RECID; membro comitê pedagógico do CFES nacional. Equipe nacional Projeto REDEs Solidárias ADS-CUT. Autor de ensaios e livros sobre autogestão e educação popular, como “O Movimento pela Autogestão na Polônia”, “Rosa Luxemburgo e Solidarnosc”, “Autogestão e economia solidaria”, “O beco dos sapos” e “Pedagogia da Autogestão”.

Livro completo em PDF

Comments are closed.