Marx e o século XXI: notas para uma teoria crítica da sociedade

Fernando Gastal de Castro

R$ 35,00

Lançar um olhar crítico sobre o capitalismo no século XXI, tratando de mostrar o quanto as categorias marxianas apresentam-se incontornáveis para compreender nosso tempo e a crise profunda em que nos encontramos, eis os objetivos deste trabalho. “Marx e o Século XXI: notas para uma teoria crítica da sociedade”, considera a filosofia de Marx incontornável, na medida em que as categorias que fundam nosso tempo histórico como tempo do capital não forem superadas.

Hoje, mais do que em outros momentos, mostra-se imprescindível evidenciar o total contrassenso da sociedade da mercadoria, no qual o desenvolvimento das forças produtivas dá-se em um sentido diametralmente oposto ao desenvolvimento das potencias subjetivas, criando patamares tecnológicos cada vez mais avançados e, ao mesmo tempo, empobrecendo e precarizando os processos subjetivos a níveis inéditos.

Além disso, o esforço deste trabalho, mesmo que introdutório, é articular as categorias fundantes da sociedade da mercadoria desenvolvidas por Marx com um conjunto de outros intelectuais ocupados com a construção de uma teoria crítica, no intuito de apreender as diversas facetas da crise civilizatória que alcança o conjunto da sociedade capitalista no século XXI.

Esperamos assim, colaborar com a reflexão crítica sobre o capitalismo bem como, com ações emancipatórias que concebam outro mundo possível para além da barbárie do ethos vigente.

Comments are closed.