Movimentos sociais e crises contemporâneas – Volume 3

Rogério Fernandes Macedo, Henrique Tahan Novaes e Paulo Alves de Lima Filho (Organizadores)

R$ 35,00

Este livro é mais um produto do intenso debate e produção científica no campo das ciências sociais que, diferentemente do atual mercado acadêmico de papers, tem um compromisso com as classes trabalhadoras: trata-se de rara produção de caráter eminentemente crítico inspirado na obra clássica e monumental do filósofo alemão Karl Marx.
É parte integrante do esforço pedagógico dos igualmente inovadores cursos anuais e itinerantes “Movimentos sociais e crises contemporâneas à luz dos clássicos do materialismo” idealizado pelo coordenador do Instituto Brasileiro de Estudos Contemporâneos – IBEC, o Prof. Dr. Paulo Alves de Lima Filho, um dos mais instigantes intelectuais orgânicos da classe trabalhadora na atual quadra histórica da periferia do capitalismo.
O livro tem como eixo a crítica ao atual contexto histórico de crise da civilização do capital que se transformou em barbárie, pois a um só tempo promove o aumento da miséria da classe trabalhadora, que sofre um duplo impacto ao se tornar cada vez mais supérflua ante processos brutais de inovações tecnológicas e de destruição ambiental.
Isto somado a uma nova forma de Estado (de exceção) que permanentemente remunera com grandes volumes de riqueza o capital financeiro e as minorias ricas ou proprietários dos meios de produção. É contra tal miséria da barbárie burguesa que se insurgem os intelectuais do IBEC cuja proposta ou meta é a retomada da necessidade da luta pela emancipação humana ou “ir além do capital” e construir uma nova sociedade sem propriedade dos meios de produção, sem classes sociais, sem exploração e sem capital.
Esta “utopia militante” está bem representada em três partes do presente livro com temas como a Revolução russa, a particularidade do capitalismo brasileiro, os movimentos sociais, os governos de esquerda, por fim, a questão da educação, ciência e tecnologia. Trata-se de um conjunto de textos bem articulados com o debate no campo da crítica social que buscam desvelar a complexidade das grandes mudanças do atual capitalismo mundializado, financeirizado e sob o controle de uma classe dominante decadente numa sociedade a sua imagem e semelhança, ou seja, em crise estrutural. (Adilson Gennari, Professor aposentado da UNESP-Araraquara).

Livro Completo em PDF

Comments are closed.