O PT e a democracia participativa na Nova República

Júlio Barassa Neto

R$ 35,00

Apoiado em sólida teoria de Estado e em pesquisa empírica minuciosa, Júlio Barassa Neto submete a exame criterioso a experiência petista de governo, no período de 1988 a 2004, tomando como objeto de crítica e análise conceitos canônicos como cidadania, Estado de direito e representação, indicando seus limites e suas contradições.
Se a crítica impede o caminho fácil da adoção do conceito de cidadania, com seu duplo caráter prescritivo e descritivo (o segundo subordinado ao primeiro) como instrumento conceitual privilegiado para a análise política; Júlio também não cai no outro caminho fácil de considerá-la um mero artifício da dominação, sem substância real.
Da ideia de “o povo no poder” à de legitimação “do poder pelo povo”, eis a transformação sofrida pelo Partido dos Trabalhadores na sua história de luta e de governo, que este livro põe à disposição do leitor. Certamente não é uma mudança banal, mas de forma e de conteúdo político que, se por um lado, frustrou muita expectativa militante, por outro, fortaleceu uma percepção de direitos sociais, agora combatida ferozmente.
Jair Pinheiro
Professor da FFC UNESP Marília

Júlio Barassa Neto, professor do Ensino Básico e Superior, possui bacharelado em Ciência Política, graduação e mestrado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP (Universidade Estadual Paulista).

Livro completo em PDF

Comments are closed.