Transição ao socialismo: a participação dos trabalhadores nas empresas estatais cubanas

Aline Fardin Pandolfi

R$ 35,00

O trabalho intitulado “Transição ao Socialismo: a participação política dos trabalhadores nas empresas estatais de Cuba” aborda a participação dos trabalhadores nas empresas estatais cubanas, enfatizando o contexto recente de “Actualización económica y social”. Analisa a participação a partir das formas de propriedade e as relações de apropriação social dos resultados a favor de toda a sociedade. O livro aprofunda as formas de participação dos trabalhadores nas empresas estatais em processo de transição socialista e suas relações com outras formas de propriedade e apropriação como um sistema liderado pela empresa estatal e seus trabalhadores.

OLGA PÉREZ SOTO

La Habana, 14 de maio de 2019


Este livro é resultado de nossas inquietações e estudos relativos ao esgotamento do modo de produção capitalista e às evidências de que este não é uma alternativa para o futuro da humanidade. Frente a isto, buscamos demonstrar aqui elementos relativos às experiências histórico-concretas que intencionaram transitar para o socialismo, tendo por objeto principal a participação política dos trabalhadores nas empresas estatais.

A análise específica da experiência cubana deveu-se aos avanços que a ilha teve no campo social desde a vitória revolucionária em 1959. Cuba segue sendo exemplo para América Latina/ Caribe e para o mundo de que, mesmo em condições concretas especialmente difíceis, é possível sustentar o projeto societário socialista e realizar mudanças estruturais visando, em longo prazo, constituir a nova sociedade e o homem novo.

A apropriação da produção pelos trabalhadores, a participação política, as formas de propriedade e a propriedade estatal em processos de transição ao socialismo, são os pilares do debate presente neste livro que, vindo a público, objetiva incentivar a perspectiva revolucionária de caráter socialista/comunista como alternativa necessária ao processo de negação das contradições do capitalismo.

ALINE F. PANDOLFI

Vitória, 10 de maio de 2019

Aline F. Pandolfi é Assistente Social, Mestre e Doutora em Política Social pela UFES. Realizou Doutorado Sanduíche na Universidad de La Habana, Cuba. Atualmente é Professora do Departamento de Serviço Social/ UFES e membro do grupo de estudos Dinheiro Mundial e Financeirização.

Comments are closed.